27/07/2016

Tudo precisa de cuidados...

Olá,  tudo bem? Espero que faça uma boa leitura, 
e aproveite bem mais esta postagem.
Como na nossa vida tudo precisa de cuidados, as plantas em geral, precisam sim de carinho e de cuidados, como uma boa poda ou limpeza de folhas velhas e partes que não são mais úteis a planta.
Esta bacia contém o que eu tirei de quatro vasos somente. Olha quantas partes estavam atrapalhando e incomodando as plantas, e assim, foram tiradas.

Continuando com a limpeza e cuidados,temos aqui um vaso com  capim-limão ou capim-santo também mais conhecido como capim-cidreira em algumas regiões do país, (nome científico Cymbopogon citratus) é uma planta herbácea da família das gramíneas, nativa das regiões tropicais da Ásia (Índia).

Uma erva com enorme valor medicinal, e muito comum em quase todas as casas e muito conhecida por todos praticamente, eu também tenho e plantado em um balde que furou, daí aproveitei e plantei meu capim-santo.

Mais como é visível, ela não está nada apresentável, folhas secas, e pode se observar, que próximo a terra, há uma parte seca, bem exposta, pois com o tempo, ela não tendo mais espaço para as raízes, o caule dela começa a crescer, e daí as folhas ficam como que secas, não mais saudáveis para usá-las.


A limpeza começa retirando do vaso, e como você pode ver, só temos raízes por todo o lado, o substrato já não existe mais, não tem alimentos para a planta mais



Raízes e mais raízes

por toda a parte.

Olhem a parte na altura dos meus dedos, acima da raiz,  quase um palmo pra chegar no pé do capim que devia estar colado na terra, mais é uma forma que a planta tem pra avisar ou "reclamar" que está na hora de uma boa limpeza e de ser replantada.

Depois separei a "moita" touceira que estava, em vários pés.


Já retirando muitos pés  que estavam no meio,  mais que estavam mortos, só atrapalhando e tomando espaço.


Pés individuais e sem folhas secas e mortas;

Um corte nas folhas, e tirado as que estavam boas e já fiz um suco delicioso, onde bati elas no liquidificador, coei, adocei e acrescentei suco de dois limões e gelo, delicioso e refrescante.


Hora de voltar pro vaso/balde, onde ficaram por mais uns vinte meses, para novamente sofrer nova intervenção.


Pedras e pedaços de carvão , no fundo do vaso, para drenagem, 80% de composto orgânico, 10% de areia grossa e 10% de terra vegetal. E agora só aguardar as novas folhas e aproveitá-las  ao máximo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário