30/08/2015

Pré-Bonsai de Figueira mata-pau (gameleira) sobre pedra...






 Aqui, temos um belo exemplar da natureza, onde uma árvore nasceu e cresceu sobre uma rocha. Algumas raízes estão na terra, mais muitas estão entre as fendas da rocha que está por trás do tronco da árvore.




Mais como nada se cria e tudo se copia, podemos imitar a natureza.


Temos aqui uma muda, ainda nova de Figueira mata-pau (gameleira)  na qual vamos imitar a natureza.


Essa espécie, ela gosta de nascer, em rachaduras de calçadas, em muros, pontes e muitas vezes em meio ao puro concreto. Ela produz umas frutinhas nas quais os pássaros as consomem, e quando eliminam suas  fezes, onde caem essas sementinhas, elas nascem e se não são retiradas, formam grandes árvores.





Essa aqui, retirei de uma calçada próximo de minha casa, ao retirar, ela se quebrou, pois estava prensado entre um lado e outro, mais mesmo assim, plantei ela em um vaso, onde ela brotou novamente e engrossou uma raiz mais gordinha e criou outras fininhas.

Agora escolhida a pedra que será colocada, é só arrumar as raízes e amarra-las, com um barbante para não machucar as raízes 
( e futuramente apodrecerão)  fazendo com que as raízes possam ser fixadas na pedra ao crescerem. 

Bem amarrada a pedra...


É só arrumar o local para replantar. Observar que o local a ser plantada, deve ser maior que a pedra, pois a mesma deve ficar coberto com a terra, para que as raízes se fixem na pedra.



Agora é só aguardar, lembrando que a arte do bonsai, é a arte da paciência. Esta quando eu for tirar, vai sendo cortado o pote, por partes, cada mês, tirando uns dois dedos de altura do pote, e ao regar, a terra vai saindo e aos poucos as raízes vão se acostumando  a tomar sol e não sofrer danificações.
Mais vai demorar um pouco, assim que for tendo evolução, postarei as fotos aqui.



Aqui tenho outra muda, em uma outra pedra, um pouco maior. Onde farei o mesmo procedimento. As raízes, estão um pouco mais grossas, esta aqui eu tirei do alto de uma passarela. Plantei ela na terra, e ela brotou rapidamente. E agora chegou a vez dela ir para a pedra. 
                                             


Agora, aqui vai ficar por um bom tempo, plantei no balde, e ainda coloquei mais um pote sem fundo, para cobrir totalmente a pedra, e as raízes nascerem bem cobertas por terra. 
Na mistura da terra, tem partes de madeira velha, carvão, pedrisco, terra vegetal e um pouco de areia grossa, para que o substrato fique bem areado.
(em breve, mais postagens)

Nenhum comentário:

Postar um comentário