26/12/2015

Reciclar, reciclar e reciclar


Olá, agora falaremos mais um pouco sobre reciclagem. Muitas vezes, deixamos de replantar ou de plantar uma flor em casa por falta do tal vaso. Isto nunca deveria ser problema ou motivo pra você deixar de ter um pouquinho da natureza em sua casa. Eu já adotei o sistema de reciclar faz tempo. E a planta dá vida ao ambiente, independente de onde ela está plantada. Ela é a artista principal, o suporte onde ela está,  é apenas um coadjuvante, um segundo plano.


Aqui, esta bacia plástica, em uma lixeira, quando voltava da escola, num pensei duas vezes.


Esta belezura aqui uma CHEFLERA BRASSAIA ganhei de minha irmã, e queria plantar já no dia, e fazer dela um modelo diferente, tinha que plantá-la deitada, pois quero mantê-la baixa e com uma grossa raiz. O que fazer??? Num pensei duas vezes. Peguei o galão de cloro, lavei bem, abri a lateral, furei bem o outro lado, e aqui está o vaso ideal que eu precisava, sem estragar vaso nenhum para abrir a lateral como desejava.










 Aqui, outra bacia tirada da rua também.

Aqui, garrafas pet's viram vasos inteligentes e econômicos  para você. Corta-se a garrafa ao meio aproximadamente. Pegue a parte de cima, tire a tampa e faça um furo nela com um prego 15. Depois pegue barbante de dobre uns 30 cm e dobre por mais três vezes e passe pelo furo da tampa, Depois devolva a tampa ao lugar dela, Agora você encaixa esta metade dentro da outra parte a de baixo e coloque o substrato. Pronto. Agora plante a sua plantinha, regue bem, a água vai escorrer pro fundo, e conforme a terra for secando, a água vai subindo pelo barbante. Economiza, recicla, não dá espaço pro mosquito da dengue, e sua planta não morrerá por falta de água.

                        


Este aqui eu amei, meu xodó. Água de coco verde tudo de bom, e a casca pro lixo certo, errado. Olhe que lindo vaso, após beber a água, faça um furo no fundo e dentro pra fora é mais rápido e fácil. Coloque umas pedrinhas, coloque o subtrato e a muda de sua flor. Antes, faça três furinhos nas laterais e amarre arames ou suportes de vasos para que você possa pendurar, A planta fica linda. Estou fazendo experiências pintando a casca, em breve publicarei. Até lá, não jogue mais suas cascas de coco fora.





 Aqui, se você não quiser pendurar, não há problemas. Pegue uma garrafa pet, tire o fundo dela uns 15 cm final e coloque o seu coco em cima. Fica um suporte excelente, e não esqueça de furar a parte da garrafa, para não acumular a água quando escoar do coco. Não tem desculpas em.









Agora a seguir, olhem, garrafas de leite, e pote de cloro cortadas as partes superiores.



Garrafa de água sanitária, ótimo espaço para muitas flores.


E finalmente, um pneu. Já postei como se faz. É fácil, você consegue. Mais recicle tudo, e traga a natureza duas vezes pra sua casa, embelezando-a e reciclando. Continua...


ROSA DO DESERTO III

Olá, saudades de todos. Após a correria dos afazeres, consegui parar um pouco para atualizar minhas realizações com minhas queridas plantas. Uma das últimas postagens em setembro, foi a Rosa do Deserto II, que foi a poda radical da minha menina, lembram:





Aqui está ela, após ter tirado ela do vaso. 




 Aqui, o tanto que estava enterrado,e o tanto de raízes que tinha.



Acima como ficou a minha menina depois da poda radical e
como ela ficou em repouso 
por uma semana, para ser replantada.

 Dois meses depois, olha como foi boa a evolução!

E hoje, dia 26/12, olhem como ela esta em pleno desenvolvimento.



Olhem as marquinhas desaparecendo da parte que foi levantada para mostrar mais seu lindo caudex. A perna da menina da frente já engrossou bem. Olhem a pedrinha que está no lado. Quando replantei, estava quase um dedo longe e agora esta colado, terei que tira-lá para liberar o crescimento.


Olhem as folhas, que quantidade e que qualidade. Está tomando sol e chuva na direta. É tudo o que ela gosta. Um substrato bem drenante para que não pare excesso de água e calor o suficiente. Agora aguardar a florada.


21/09/2015

Dia 21 de setembro - Dia da Árvore

Não tenho espaço o suficiente se quer para plantar uma Árvore, mais o verde que eu posso cuidar, e preservar eu o faço com muito carinho. Assim, deixo aqui algumas das minhas queridas que eu amo muito. Faça a sua parte também.










Que bom se eu tivesse um pedaço de terra para plantar, a natureza tomaria conta, e as árvores preencheriam o maior espaço possível neste lugar.

20/09/2015

Rosa do deserto II

Rosa do deserto, também conhecida como flor do deserto, é uma planta originária do Sul da África e da Península Arábica. O seu nome científico é Adenium obesum e faz parte da famíliaApocynaceae. (07/12/14) fiz a primeira postagem da Rosa do Deserto. Agora outra postagem sobre o mesmo tema.


 Bom terminei a outra publicação com essa beleza aqui,  no vaso que havia ganho de presente.



Aqui, já feito a mudança de vaso para levantar um pouco mais as raízes, pois a beleza dela sempre é a parte gorda dela que tem várias formas uma mais linda que a outra, as flores, são só uma consequência da planta bem tratada e bem cuidada.

 Mais eu estava preocupado, pois estava fazendo tudo que teria que ser feito e as flores não apareciam, saia o botão, mais secava e não abria. Então, resolvi fazer uma poda radical e tirar um pouco das raízes. Depois de feito a mudança de vasos, observe que a parte suculenta dos troncos aumentaram bem de tamanho, e muitas raízes novas. Mais nada de flores, então vamos aos procedimentos.






Olhem os botões, saiam e secavam, nada de flores 


 Alguma coisa estava errado, não sei se era o excesso de chuva e frio que tivemos, aqui em SP, mais olhem que uma raiz estava com podridão, a raiz estava toda mole quando tirei. Deveria ser este o problema. Tirei toda a terra com cuidado, e já cortei os galhos que não estavam produzindo as flores.






 Cortei quase todos na mesma altura, para ficar em estilo de bonsai, quando brotar, e os cortes tem que ser 45º para quando bater a água ela escorrer e não penetrar no tronco.







 Aqui os galhos cortados, dá para ser aproveitados, só que não se formarão mais troncos grossos que são boa parte da beleza da flor, mais irão florir e formarão lindas plantas.





Bom, depois de cortada, passar canela em pó em todas as partes que teve corte, e depois deve-se pendurar em um local seco, arejado,  de sete a dez dias, para só depois ser plantado de novo.




Com os galhos cortados, deve se fazer um segundo corte com uma faca limpa e afiada, este corte é como você está vendo, com a faca inclinada, tira-se mais uma fita de fora a fora com o corte inclinado, para que as raízes possam nascer de forma radial, por todos os lados e não para baixo.




Depois do corte, passar canela em pó, que tem efeito cicatrizante e cortar as folhas e deixar descansar por uma semana na sombra, em local seco e arejado. Depois é só replantar e aguardar a nova brotação.

            Próxima postagem, falarei sobre o substrato a ser usado, e quando regar.